• fitness
    outubro 10, 2016 | Postado por Aneeh Alves

    Oi meninas, como vocês estão minhas lindas?! Espero que sim, pois hoje temos um guest post da Raiane Gonoli colunista do blog Tudo Ela. A Raiane vem nos mostrar alguns dos malefícios do sal para a nossa saúde! O post está recheado de coisas interessantes, então, vamos lá?!

    malefícios sal

    O sal é um daqueles alimentos que precisam ser devidamente controlados, pois os malefícios do sal para a saúde podem ser fatais. Em excesso, ele pode causar pressão alta, levando a derrames, falência cardíaca e infarto.

    Além disso, há evidências de que os malefícios do sal para a saúde são relacionados a diversas doenças do trato digestivo, dos ossos e do metabolismo.

    Lembre-se, no entanto, que quantidades adequadas de sal são importantes para a saúde. Adultos beneficiam-se de pouco menos do que 1 grama de sal por dia. Na prática, a média de consumo de sal no Brasil é quase dez vezes maior.

    A boa notícia é que uma atitude simples, como diminuir a quantidade de sódio na rotina ameniza os malefícios do sal para a saúde. Abaixo de 3 gramas diários de sal, entende-se que o consumo está razoavelmente seguro.

    Saiba quais são os malefícios do sal para a saúde, e comece já a diminuir o seu consumo:

    Pressão sanguínea

    A pressão sanguínea é a quantidade de pressão que o sangue coloca nos vasos sanguíneos enquanto é bombeado pelo corpo. Alguns fatores aumentos esta pressão, até o ponto em que ela se torna perigosa, gerando ataques cardíacos e derrames. O consumo excessivo de sal é um destes fatores.

    Muitas pessoas que possuem pressão alta nem sabem disso. A pressão alta por excesso de sal não costuma gerar sintomas perceptíveis sem exames médicos. A pessoa não ganha peso, nem demonstra sinais físicos, a menos que haja algum problema pesado.

    Derrame

    Um derrame geralmente ocorre quando parte do suprimento de sangue do cérebro é interrompida. Isto gera uma redução do oxigênio disponível para o órgão, causando a morte de algumas células. Um dos malefícios do sal para a saúde é favorecer o ocorrimento do derrame, quanto consumido em excesso.

    Os derrames estão entre as cinco maiores causas de morte por doença do país, sendo associado à alta pressão sanguínea. Se cortar o sal diminui as chances de haver a hipertensão, consequentemente há a diminuição das chances de derrames.

    Doenças cardíacas

    As doenças cardíacas são aquelas que ocorrem quando o suprimento de sangue é reduzido ou bloqueado. Isso faz com que o sistema de circulação falhe, podendo levar à morte. A pressão sanguínea alta é, também neste caso, um dos maiores fatores de risco para a condição. Isso explica o porquê da importância de diminuir a ingestão diária de sal.

    Osteoporose

    Saindo dos malefícios do sal para a saúde no coração, a osteoporoso é um problema nos ossos. A condição diminui a densidade dos ossos, tornando-os mais propensos a sofrerem lesões. O

    que ocorre é que a maior parte do cálcio do corpo é armazenado nos ossos. Uma dieta muito rica em sal, no entanto, faz com que o cálcio saia dos ossos e seja excretado na urina. É isso que faz os ossos enfraquecerem e tornarem-se mais quebradiços.

    A idade favorece o surgimento da osteoporose, embora ela possa ocorrer até mesmo em crianças. Por isso, equilibrar o sódio na dieta ainda cedo reduz os malefícios do sal para a saúde no futuro.

    Problemas nos rins

    Um dos mais comuns malefícios do sal para a saúde é um problema renal chamado “pedras nos rins”. O problema consiste no acúmulo de pedras de cálcio no rim. O excesso de sal faz com que o cálcio seja retirado dos ossos e excretado na urina. Para isso, ele precisa passar pelos rins. Nesta passagem, pequenas quantidades de cálcio acumulam-se progressivamente, até o momento em que reúnem-se em uma pedra dolorosa e incômoda.

    Além disso, o sal em excesso gera uma carga de trabalho exagerada pra os rins. Este estresse pode desenvolver-se rapidamente em uma doença grave. Se já houver alguma doença nos rins, é possível que a condição seja agravada em função da alta demanda de trabalho.

    Alternativas ao sal comum: Conheça o Sal Rosa

    Uma das principais alternativas ao sal de cozinha comum é utilizar o sal rosa, que é repleto de benefícios para nossa saúde e deixa a comida com um gostinho diferente. Confira abaixo no infográfico os benefícios dele:

    sal-rosa-do-himalaia-infografico

    Gostou dessas dicas? Quer aprender mais sobre como utilizar o sal na sua alimentação? Acesse o Tudo Ela e confira mais informações.

    Aneeh Alves
    Me chamo Aneliza , mas sou conhecida como Aneeh Alves. Tenho 24 anos. Sou maquiadora e moro em Jacareí -SP. Sou uma capricorniana apaixona por maquiagem desde de criança, sempre estive atenta a assuntos de maquiagem e beleza.